Cimento queimado,ultra moderno.
O cimento queimado tem sido um dos assuntos que mais agrada por aqui no Casos de casa.
Ele é um acabamento muito bonito, prático, tem bom preço e pode ser usado em qualquer ambiente.
Mas a novidade é que uma empresa de San Francisco, a “Transparent House”, em conjunto com designers alemães, criou uma técnica de grande impacto visual e artístico para pisos de cimento em interiores contemporâneos.
Este novo produto chama-se Concrete Art. Com temas florais, apresenta desenhos que quebram a austeridade fria do material.
Qualquer padrão pode ser aplicado.
Enquanto este produto não chega por aqui, os mais criativos podem se inspirar.
O cimento queimado é um revestimento que quase todo mundo gosta. O único problema dele é a mão de obra. Para ficar bonito, o trabalho tem que ser perfeito e não apresentar desníveis e trincas muito grandes.
Sabendo disto, os grandes fabricantes de revestimentos desenvolveram peças com o mesmo aspecto do cimento, mas com a durabilidade e a resistência ao desgaste da cerâmica e do porcelanato.
Hoje, já podemos encontrar no mercado brasileiro algumas ótimas opções com variedade de tons e tamanhos. Procure ajuda de um arquiteto para fazer a escolha certa. Mas seguem alguns exemplos que já utilizamos no meu escritório e ficamos satisfeitos com o resultado:
- Da Portinari é o cimento HD (60 x 60 cm) que apresenta o visual do cimento queimado, porém, com todas as vantagens de um porcelanato. Pode ser usado em pisos e paredes, internos e externos;
- Também da Portinari, a linha Urban no acabamento concreto e a linha Loft SGR disponível em vários tamanhos são excelentes opções;
- Da Portobello, o revestimento Broadway Cement 60X60cm retificado e a linha Bauhaus, nos acabamentos Cement Retificado e Concrete Retificado, fazem bem o papel do cimento queimado;
Para escolher entre essas opções, aconselho pedir emprestadas amostras e levar no local da instalação para comparar com os outros acabamentos e cores de paredes, já que as tonalidades de cinzas variam bastante de um modelo para o outro.
Outra vez vou falar desse acabamento: cimento queimado. Também pudera: bonito, barato, de fácil manutenção (pano úmido) e ainda ótimo para as paredes e pisos… Indicado para todos os ambientes em inúmera cores e tonalidades conseguidas com a mistura de pó xadrez e mão-de-obra especializada.
Mas desta vez, o foco é cimento em banheiros. Em ambientes “molhados”, o cimento queimado substitui os revestimentos cerâmicos e até mesmo podem ser o acabamento de bancadas lavatório, substituindo mármores e granitos. Basta ter o cuidado de passar algumas mãos de verniz impermeável sobre as superfícies acabada para ter o material de alta durabilidade.
Vejam nas fotos como fica bonito!
Veja também o mesmo material usado em diferentes ambientes e de várias maneiras.
Quando as prioridades são preço, praticidade e elegância, na lista sempre aparece o cimento queimado.
Usado em outros tempos em casas simples e rústicas, ele se tornou uma escolha para qualquer tipo de projeto, aparecendo agora também em destaque nas paredes de casas contemporâneas.
Dependendo da maneira que se usa (acrescentando tipos de pigmentos na massa), a tonalidade do cimento pode variar, formando efeitos e tons muito bonitos.
Muito diferente fica também quando o pigmento é óxido de ferro. A rusticidade resultante desta mistura é interessante e dá um toque sofisticado a parede.
Já se pode encontrar em lojas de material de construção kits prontos que garantem a facilidade na aplicação sem trincas. Mas, de qualquer maneira não se dispensa mão-de-obra especializada.
Existem outros produtos, além destes, que se dizem evoluções do cimento queimado. Eles já vêm coloridos e por possuírem compostos plásticos, podem ser aplicados sobre outro revestimento já existentes sem apresentar trincas.
Vejam agora algumas fotos de cimento aplicado sobre superfícies verticais!
Inspirasse e faça você também, em sua casa.